-
Arquitetos: Aurora Arquitectos, Furo
- Área: 353 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:do mal o menos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Edifício Rosa - o grande exotismo interior. A história começa com um velho edifício cor-de-rosa situado na avenida marginal de Vila Real de Sto. António, cidade de origem Pombalina, localizada no sul de Portugal. A casa rosa tinha uma interessante e racional fachada, mas o verdadeiro tesouro encontrava-se lá dentro.
Um exótico interior com detalhes como uma sereia no tecto de uma casa de banho, uma multitude de mosaicos, cores e padrões, portas de madeira cuidadosamente detalhadas e uma grande bacia de pedra. Foi óbvio desde o início que teríamos que manter e reforçar este exotismo.
O programa pedia a transformação dos três pisos da casa em cinco apartamentos e deu-nos a base perfeita para criar cinco ambientes diferentes que jogassem com as idiossincrasias de cada espaço.
Uma seleção de cores e materiais e uma extensa preservação dos detalhes da arquitectura original combinados com a introdução de alguns elementos mais contemporâneos, permitiu-nos criar cinco apartamentos com personalidades distintas onde cada um contribui para uma eclética imagem geral e presta homenagem às qualidades exóticas que encontrámos no edifício original.